hisham hm

O ruído de fundo constante na mente

Uma observação interessante. Nessa Copa do Mundo, como eu estou assistindo a tantos jogos seguidos na Globo, um efeito colateral é que fazia muito tempo que eu não assistia tantos comerciais, e tantas vezes os mesmos comerciais. Cada comercial individualmente nem me irrita, e vários são até divertidos, mas perceber essa repetição constante, com os jingles e slogans ecoando na cabeça, é bem desconfortável.

Fiquei pensando agora em quem assiste, por exemplo, novela ou o mesmo telejornal todo dia, seis vezes por semana… assistindo aos mesmos comerciais. Só agora que eu me desacostumei a ver comerciais, eu pego a dimensão do ruído de fundo constante na mente.

Quando eu vejo alguém usando a internet num computador sem ad-blocker instalado, eu tenho o mesmo choque. As pessoas são aparentemente “anestesiadas” a ver sites carregados de propagandas. Quando eu aponto pra elas e recomendo ad-blocker, elas dizem que “nem reparam” ou que “não incomoda”. Mas eu pessoalmente duvido que isso não tenha efeito (ou então uma empresa como o Google não seria multibilionária apenas na base de propagandas, como é).

Fico feliz por mim, por me dar conta que eu consegui achar uma maneira de viver livre de algumas dessas fontes de ruído mental, mas triste sempre que relembro que esse ruído é tão disseminado.


  1. Anders Bateva

    Friday, April 8, 2016 - 14:36:08

    Eu não acho justo usar ad-blocker… Exceto em alguns casos específicos. Por exemplo, ontem instalei uBlock Origin pois não aguentava mais ver aquelas porcarias de anúncios do Outbrain!

  2. hisham

    Friday, April 8, 2016 - 19:24:32

    Os grandes sites fazem profiling dos usuários via outras formas de logging além dos ads e vendem os logs com os seus padrões de uso para terceiros que agregam, cruzam os dados e revendem. O papo de que ads são a única fonte de renda do sites de conteúdo é meio furada. Mesmo com ad-block muitos fazem tracking e “”"monetizam”"” o usuário (ie, vendem a sua privacidade). A posição entre o usuário e o site é muito desigual nesse aspecto, então não acho injusto usar ad-blocker, não. Sem contar que hoje em dia ads são o principal vetor para malware/ransomware, então usar ad-blocker é até uma questão de segurança.

Add comment

Fill out the form below to add your own comments.

CAPTCHA imageReload imageAudible version of CAPTCHA-image